Laço

Laço

Laço Cabeça

Trabalhando juntos como um time, cavaleiros em pasto aberto freqüentemente emparelhavam-se para pegar reses que eram muito grandes para ser pegas com uma só corda.

Laço Comprido

Essa é uma prova de habilidade campeira, com grande atuação no estado do Mato Grosso. O cavaleiro deve laçar a rês pelos chifres dentro de um limite de 100m. Vence aquele que conseguir maior número de laçadas. A armada deve medir 8m, com quatro rodilhas na mão, não podendo retê-la ao laçar.

Laço de Bezerro

É uma das funções Western que continua sendo usada ainda hoje em fazendas de todo o mundo. Essa prova testa a habilidade do cavalo em seguir o bezerro em uma grande velocidade, dando ao cavaleiro a melhor oportunidade de pegá-lo. Os cavalos entram no brete e esperam calmamente o bezerro ser solto do brete. O cavalo e cavaleiro devem ficar atrás de uma barreira para dar vantagem à largada do bezerro. O cavalo e cavaleiro são penalizados se partirem mais cedo, quebrando a barreira. Quando o bezerro é solto do seu brete, o cavalo deve correr em sua direção, seguir a velocidade do bezerro e o cavaleiro deve se posicionar onde ele possa laçá-lo. O laçador, então, joga seu laço e quando o bezerro é pego, o cavalo pára rapidamente. Enquanto o cavaleiro desmonta e derruba o bezerro para amarrar três de suas pernas juntas, o cavalo deve se manter parado e quieto (mas atento) e manter a corda esticada. (No passado, o propósito de se amarrar as pernas do bezerro, era de que ele poderia ser medicado, curado sem dar coice no Cowboy ou machucar a si mesmo). Laço de Bezerro é julgado quanto a calma do cavalo no brete; quanto bem o cavalo corre para alcançar o bezerro levando em conta sua velocidade e posicionamento; o quão bem o cavalo pára; e o quanto bem ele trabalha o final da laçada, mantendo a corda esticada sem arrastar o bezerro. (Faz parte do Rodeio Completo a Prova de Cronômetro). A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.

Laço em Dupla

Na parte do laço de pé, no Laço em Dupla, o pezeiro pode laçar ambas as pernas traseiras ou somente uma e enrolar o laço. Novamente o cavalo é julgado quanto sua calma (quietude) dentro do brete; a rapidez como parte em direção ao garrote seguindo-o; sua habilidade em manter a mesma velocidade do garrote e posicionar o pezeiro; e sua habilidade de parar reto e intensamente, apertando a corda esticada depois que laçar.

É permitido a ambos, cabeceiro e pezeiro, jogar duas cordas com um tempo máximo (limite) de dois minutos, depois que o garrote for solto para ser laçado. (Faz parte do Rodeio Completo a Prova de Cronômetro). A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.

Laço Pé

Na parte do laço de pé, no Laço em Dupla, o pezeiro pode laçar ambas as pernas traseiras ou somente uma e enrolar o laço. Novamente o cavalo é julgado quanto sua calma (quietude) dentro do brete; a rapidez como parte em direção ao garrote seguindo-o; sua habilidade em manter a mesma velocidade do garrote e posicionar o pezeiro; e sua habilidade de parar reto e intensamente, apertando a corda esticada depois que laçar. É permitido a ambos, cabeceiro e pezeiro, jogar duas cordas com um tempo máximo (limite) de dois minutos, depois que o garrote for solto para ser laçado. (Faz parte do Rodeio Completo a Prova de Cronômetro). A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.

TOP 302 Found

Found

The document has moved here.